Como cadastrar uma cultura?

Neste artigo te mostramos como configurar em detalhes uma cultura nova ou editar uma cultura padrão Agrosmart

Rafael Ferreira avatar
Escrito por Rafael Ferreira
Atualizado há mais de uma semana

Se você está aqui, é porque você está querendo configurar em detalhes uma cultura nova ou editar uma cultura padrão Agrosmart. Se você pretende apenas cadastrar uma cultura padrão, clique aqui.

Você pode prosseguir de duas maneiras: Carregar um template de uma cultura e editá-lo, ou ignorar o template e preencher cada um dos campos individualmente.

Preencha o Nome da cultura no campo correspondente.

Se você quiser identificar o cultivar que está utilizando basta escolhê-lo na no campo Cultivar. Se você ainda não tiver cadastrado nenhum cultivar, não tem problema. Você poderá fazê-lo depois.

Após o cadastro de um cultivar, ao selecionar a caixa, as opções criadas são exibidas e então é só selecionar a referente a sua cultura.

Vamos lá, próximo passo. selecionar se é uma cultura perene ou não.

Caso sua cultura seja uma cultura perene  sua resposta deve ser “sim”. Neste caso, a caixa ao lado com o nome de Comprimento efetivo da raiz da cultura perene (zr) será habilitada e então você deverá inserir o comprimento máximo  da raiz que sua cultura tem (caso ela já esteja totalmente desenvolvida) ou terá ao término do período de desenvolvimento. 

Observação: Foi colocado o valor de 40 cm no comprimento da raiz apenas para ilustrar e continuarmos com o nosso exemplo.

As informações que você precisará inserir nos próximos campos são específicas de cada cultura e podem variar de acordo com a região. Se você precisar de alguma ajuda converse com seu agrônomo ou entre em contato conosco.

Abaixo você encontra uma explicação simplificada sobre cada uma. Mais informações estão disponíveis na literatura científica.

Albedo (r) - Refletividade da Cultura.

Comprimento inicial da cultura  - Profundidade da raiz da sua cultura na fase inicial.

Comprimento final da cultura - Profundidade final esperada para a raiz.

Número de dias de crescimento da raiz - Número esperado de dias que a raiz deverá crescer.

Fração de água disponível no solo (f) e Coeficiente de Fração de água disponível no solo - Fatores relacionados ao consumo de água pela raiz da cultura.

E agora finalmente a última etapa para a criação da sua cultura. Configurar as Fases Fenológicas!

Toda cultura possui diversas fases de desenvolvimento com características específicas e que possuem um tempo estimado de duração.Você pode dividir as fases como preferir para que elas reflitam a sua forma de manejo. Para inserir uma fase, selecione o botão com o símbolo de somar (+), isso fará com que uma nova janela se abra permitindo que você insira as informações daquela fase.

Agora uma pequena explicação sobre os campos que devem ser preenchidos.

Nome do estágio fenológico - Inserir o estágio (ex .: Início)

Condição - Você pode selecionar entre três opções de condição daquele estágio fenológico.

  • Condição Restrita - Não se deve irrigar nesse período

  • Condição Normal - Deve-se irrigar de acordo com a demanda hídrica

  • Condição Crítica - Não pode faltar irrigação

Coeficiente de Cultura (Kc) - Indica a necessidade hídrica da fase fenológica

Duração esperada - Duração da fase em dias.

Coeficiente de localização - Porcentagem de área irrigada em sistemas de irrigação localizada, caso não possua esse dado, colocar 1 (um).

Após clicar em Adicionar Fase, a fase entrará no quadro com uma numeração que pode ser conferida na coluna de Ordem de Fase. Essa numeração pode ser alterada arrastando a fase para a localização desejada.

E assim terminamos a inserção da sua cultura! Agora você já pode plantá-la nas tela de gerenciamento de áreas. Ainda não sabe como fazer isso? Fique tranquilo, clique aqui e eu te ajudo novamente.

Respondeu à sua pergunta?