Umidade do solo

Entendendo a umidade do solo e a medida em VWC (Volumetric Water Content)

Rafael Ferreira avatar
Escrito por Rafael Ferreira
Atualizado há mais de uma semana

Este artigo faz parte de uma série de artigos com conteúdo técnico que fizemos para te ajudar a entender como funciona nossos produtos. Este é referente ao produto de Manejo de Irrigação. Abaixo está a lista de todos os artigos publicados por nós que contemplam este assunto.

Recomendamos a leitura do artigo Dados de análise de solo antes de prosseguir com a leitura deste artigo.

Umidade do solo

As umidades do solo correspondentes à CC (Capacidade de Campo) e PMP (Ponto de Murcha Permanente) são altamente dependentes da estrutura do solo. Por isso a CC e a PMP são diretamente afetados por variáveis como a matéria orgânica, a rocha de origem, a granulometria (quantidade de areia, silte e argila), a compactação do solo, etc. Portanto é comum em um perfil de solo cada profundidade ter uma diferente umidade de CC e PMP.

Como solos possuem diferentes valores de CC e PMP, um mesmo valor de umidade pode ser alto para um solo e baixo para outro. Portanto, ao comparar dois solos diferentes, não necessariamente o que está com a maior umidade é o solo com mais água disponível para a planta, ou o solo que menos necessita de irrigação. É importante relacionar isso aos valores de CC e PMP.

Pode-se medir a umidade do solo por diversas técnicas. Uma delas é através de sensores que medem o conteúdo de umidade por volume de solo, também chamado de Conteúdo de Água Volumétrica (Volumetric Water Content  - VWC). Esse conteúdo é a  razão de volume de água por volume de solo e água (cm³/cm³ ou m³/m³), ou seja, VWC é igual a porcentagem (%).

Por exemplo, os componentes de um volume conhecido de solo estão apresentados na Figura acima. Como o VWC é o volume de água dividido pelo volume total, neste caso temos um VWC de 40%.

Em situações normais em campo nunca veremos umidade de solo igual a zero ou a 100%.  solo é composto além de água, também por ar, partículas de rochas, sedimentos, etc. Portanto, um solo saturado nunca irá medir 100% VWC de umidade, pois se não, seria água pura. 

Exemplo de dados de umidade do solo em duas profundidades e seus respectivos valores de CC e PMP.

Artigo Anterior - Dados de análise do solo

Próximo Artigo - Tensão do solo

Respondeu à sua pergunta?