Tensão do solo

O impacto da tensão do solo na absorção de água pela planta

Rafael Ferreira avatar
Escrito por Rafael Ferreira
Atualizado há mais de uma semana

Este artigo faz parte de uma série de artigos com conteúdo técnico que fizemos para te ajudar a entender como funciona nossos produtos. Este é referente ao produto de Manejo de Irrigação. Abaixo está a lista de todos os artigos publicados por nós que contemplam este assunto.

Tensão do solo

Outra maneira de medir a umidade do solo é através da tensão no solo. A medida que o solo fica mais seco mais força a raiz da planta precisa exercer para extrair água. Como a tensão é uma força negativa que faz a água ascender do solo para a raiz, quanto maior a tensão menor será a umidade do solo. Ou seja, a umidade e a tensão do solo são inversamente relacionadas. A tensão é medida usualmente em Kilopascal (kPa) que é uma unidade de pressão (pressão = força exercida sobre uma área).

Por esse motivo a tensão da umidade na CC (solo úmido) é baixa e no PMP (solo seco) é alta. Porém, existem discrepâncias em relação a tensão do solo na CC. Em geral a literatura indica que a umidade da CC é determinada próxima da tensão de 5 kPa para solos arenosos, próxima da tensão de 10 kPa para solos de textura média e próxima da tensão de 33 kPa para solos argilosos (FRIZZONE, 2017; SILVA et al., 1999). Já a umidade da PMP usualmente é determinada com a tensão de 1500 kPa.

Por fim, enquanto a umidade do solo varia de forma linear, a tensão do solo varia de forma exponencial. Em termos práticos isso quer dizer, por exemplo, que um solo com umidade de 32% pode ter uma tensão de 33 kPa e ao diminuir 1% de umidade a tensão pode aumentar mais que 1 kPa (podendo ir a 42 kPa, por exemplo). Verifique a linha azul com losangos no gráfico abaixo.

Exemplo de três tipos diferentes de solo e os espaçamentos exponencial da tensão do solo e linear da umidade do solo. Obs: 1 kPa ≈ 0.01 bar ≈ 10 mca.

SILVA, E. M. et al. Manejo de irrigação por tensiometria para culturas de grãos na região do Cerrado. Planaltina: Embrapa Cerrados, 1999. 60p.
FRIZZONE, J. A. Necessidade de água para irrigação. Piracicaba: ESALQ/USP, 2017. 56p.

Artigo Anterior - Umidade do solo
Próximo Artigo - Água disponível no solo

Respondeu à sua pergunta?