Todas as coleções
Informações Gerais
Comunicação Via Satélite
Comunicação Via Satélite

Este artigo tem como objetivo apresentar resumidamente como funciona a comunicação via satélite da Agrosmart

Rafael Ferreira avatar
Escrito por Rafael Ferreira
Atualizado há mais de uma semana

Em uma comunicação via satélite, as mensagens são enviadas pelos módulos para um satélite que está orbitando o planeta. Estas mensagens então são transmitidas de volta para antenas receptoras no continente que então processam os dados e os enviam para uma central.

No caso dos equipamentos da Agrosmart,  os sensores enviam os dados coletados para o módulo de satélite da Agrosmart. O módulo envia a mensagem para um satélite e ele retransmite os dados para estações de recepção no solo. Estas estações encaminham as leituras para a Agrosmart, que as disponibiliza na plataforma.

Um dos requisitos para esta comunicação funcionar é que um satélite esteja visível no momento do envio do módulo de satélite. Com essa necessidade de sempre termos um satélite visível, temos dezenas de satélites organizados para formar uma cobertura global, o que é conhecido como uma constelação de satélites.

Vantagens

  • O módulo de satélite não precisa de internet para enviar os dados. O que normalmente é uma dificuldade em áreas não urbanas.

  • Funciona normalmente com o módulo de satélite no meio da vegetação e também dentro de uma casa de vegetação.

  • O módulo de satélite não requer uma criação de infraestrutura na propriedade, agilizando a instalação, reduzindo custos de infraestrutura e facilitando eventuais necessidades de mudança de local.

O que pode atrapalhar a comunicação?

  • Metal, concreto, pedra, asfalto, tijolo, terra bloqueiam o sinal completamente. Então se algum obstáculo com um desses materiais estiver na visada do satélite a comunicação pode falhar. Recomendamos então que mantenha o seu equipamento com a tecnologia de comunicação satélite longe de construções e em locais abertos. O que normalmente já é uma exigência para a instalação dos sensores e estações.

Respondeu à sua pergunta?