Todas as coleções
Imagens de Satélite
O que são as imagens de satélite?
O que são as imagens de satélite?

Este é um artigo para te ajuda a entender um pouco mais sobre o que são imagens de satélite e quando podem ser usadas.

Rafael Ferreira avatar
Escrito por Rafael Ferreira
Atualizado há mais de uma semana

As imagens de satélite são fotografias digitais da superfície terrestre.

Satélites artificiais em órbita na Terra possuem câmeras e sensores que capturam imagens e informações do nosso Planeta ao longo do tempo. Além de tirar fotos, os sensores podem captar informações de temperatura, radiação ultravioleta, infravermelho e até radar da superfície terrestre.

As primeira imagens eram obtidas por câmeras analógicas e só era possível visualizar as imagens depois que retornavam para terra firme. Nos dias de hoje são usadas câmeras digitais e equipamentos sofisticados de telemetria, possibilitando a visualização mais rápida com melhor qualidade.

A primeira fotografia em órbita da Terra foi obtida no ano de 1959 pelo satélite Explorer 6. A partir de então vários satélites foram lançados e as câmeras embarcadas evoluíram. Hoje temos imagens com ciclos menores de tempo e definições mais altas, possibilitando o seu uso para várias áreas de atuação, como na engenharia civil e florestal, geologia, transporte e principalmente para a agricultura.

O satélite Sentinel 2 está em órbita a mais de 700 km de distância da Terra desde 2015. Nós da Agrosmart disponibilizamos as imagens do Satélite Sentinel. Estas imagens estão disponíveis por padrão na versão sem filtro e com filtro NDVI. Estamos à disposição caso tenha interesse em receber imagens de outras formas. Entre em contato com nossa equipe comercial que teremos o prazer em te atender.

Para utilização das imagens é importante entendermos certas definições como:

Resolução Espacial - é a área que um único ponto da imagem representa. Por exemplo, uma imagem tem uma resolução espacial de 10m x 10m enquanto outra tem uma resolução espacial de 1m x 1m. A resolução de 1m x 1m apresenta muito mais detalhes para a mesma área total..

Resolução Espectral - é a largura espectral das medidas do sensor. Os satélites disponibilizam sensores que te darão a imagem com a reflectância em um determinada faixa do espectro eletromagnético e cada uma pode te fornecer uma informação diferente sobre a área imageada. 

Resolução Radiométrica - é associada ao número de bits da imagem fornecida. Quanto maior for e número, maior será a distinção em detalhes, tonalidades de coloração.

Resolução Temporal - é o tempo que o satélite leva para voltar a uma determinada área e capturar uma nova imagem daquele local. Muito importante caso queira acompanhar as mudanças que estão acontecendo em um determinado local.

Tendo o conhecimento destas 4 propriedades é possível encontrar aplicações em muitas áreas como cartografia, meteorologia, detecção de desastres naturais, desmatamentos florestais, agricultura, etc.

Na nossa plataforma por exemplo, usamos várias imagens de satélite. As imagens que são apresentadas no mapa são imagens de satélite e são úteis para encontrar localidades de interesse como a sua propriedade. No entanto essas imagens são atualizadas poucas vezes ao longo do ano e não temos controle sobre elas. Além das imagens do mapa, temos um produto específico para imagens de satélite dedicadas para sua propriedade. Estas imagens são tiradas frequentemente e permite você monitorar o status do seu cultivo, além de nos permitir criar diversos insights!

Caso tenha se interessado no assunto ou queira entender um pouco melhor sobre o produto que vendemos na nossa plataforma, clique aqui para entender um pouco mais sobre NDVI.

Respondeu à sua pergunta?