Como insiro uma área?

Teste artigo te mostramos como desenhar sua própria área ou importar uma área que já possua.

Rafael Ferreira avatar
Escrito por Rafael Ferreira
Atualizado há mais de uma semana

Temos disponíveis na nossa plataforma duas formas de você inserir suas áreas, Importar uma área ou Desenhar sua área e para acessar qualquer uma delas, você deve primeiro navegar até o Mapa. Para isso clique no ícone da aba esquerda referente ao Mapa.

Desenhar sua área

Se você optar por desenhar sua própria área terá que escolher também se irá desenhar como Polígono ou como Círculo. Mostrarei os dois em um exemplo para você.

Vamos começar usando o Polígono, o que acha?

Primeiramente você deve selecionar o botão referente ao polígono localizado no canto direito do seu mapa. Nesse momento o seu cursor irá mudar para uma cruz. A partir daí basta contornar a sua área e quando você clicar em cima do primeiro ponto desenhado a área irá fechar. Simples não acha?

Cuidado: Se atente para não cruzar duas linhas de sua área. Isso Impactará negativamente no produto de Imagens de Satélite, caso você o possua.

Agora vamos usar o Círculo.

Este é ainda mais simples. Clique no ícone referente ao círculo no lado direito do seu mapa, e seu cursor irá mudar para o formato de cruz. Agora clique no centro da área, mantenha pressionado o botão do mouse e arraste até atingir o raio do círculo desejado. Quando soltar o botão do mouse a área irá se fechar.

Ao terminar de desenhar através do Círculo ou do Polígono, uma nova janela irá se abrir com a informação da dimensão da sua área para que você dê um nome a ela.

Adicionando o nome e salvando você será direcionado para uma página para adicionar mais informações sobre a área, mas não é obrigatório. Então é só salvar e pronto.

Caso deseje alterar o formato de alguma área depois de pronta, basta navegar até o mapa e clicar no ícone de edição, logo abaixo dos botões de círculo e polígono. Após editar, basta salvar e a alteração será feita.

Importar sua área

Agora vamos para o caso em que você já possua a sua área desenhada e quer importá-la para a nossa plataforma. Damos a opção de importação em 3 formatos possíveis,  .kml, .kmz ou .shp.

Observação : Os arquivos devem estar desenhados no formato “polígono”, Se estiver no formato “caminho” a importação não será possível.

Para iniciar a importação clique no ícone disponível no lado direito do seu mapa.

Uma janela irá se abrir e então basta arrastar o seu arquivo para dentro da caixa ou selecionar a caixa e adicionar o arquivo salvo no seu computador.

Temos uma animação como exemplo para te ajudar.

Uma vez que o arquivo for carregado nós exibimos todas as áreas que identificamos. Você terá a opção de renomeá-las ou excluí-las antes de salvar. 

Agora que está com sua área criada, que tal adicionar sua cultura e acompanhar sua plantação?

Respondeu à sua pergunta?