Dados de análise do solo

A importância da análise de solo para o manejo de irrigação.

Rafael Ferreira avatar
Escrito por Rafael Ferreira
Atualizado há mais de uma semana

Este artigo faz parte de uma série de artigos com conteúdo técnico que fizemos para te ajudar a entender como funciona nossos produtos. Este é referente ao produto de Manejo de Irrigação. Abaixo está a lista de todos os artigos publicados por nós que contemplam este assunto.

Dados de análise do solo

Para realizar um bom manejo de irrigação é necessário saber as características físicas do solo, pois o solo irá agir como um reservatório de água para a planta. Por esse motivo são feitas análises físicas do solo nas áreas que são realizados as irrigações. Essas análises de solo são representativas  apenas para a localidade e profundidade amostradas. 

Com essa análise são obtidos principalmente a Saturação do Solo, a Capacidade de Campo (CC) e o Ponto de Murcha Permanente (PMP). A Saturação é o ponto em que 100% dos espaços porosos do solo são preenchidos com água. A CC é a quantidade de conteúdo de água no solo após a drenagem da água gravitacional (Água contida nos macroporos do solo que pode ser drenada apenas pela ação da gravidade). O PMP refere-se ao teor de umidade no qual a planta não consegue mais retirar água do solo.

A quantidade total de água disponível para as plantas, conhecida como Capacidade de Água Disponível (CAD), é determinada como a diferença entre o teor de água no solo na CC e o PMP. De maneira simples, podemos definir a CAD como o “tamanho do reservatório” de água para as plantas.

O solo é poroso e seus buracos podem ser chamados de macroporos (orifícios maiores) e microporos (orifícios menores). Quando o solo está saturado, todos os poros são preenchidos com água e não há espaço para o ar. Mas ao drenar bem o solo, tem-se a situação em que a água dos macroporos escorreu e o ar ocupou seu lugar possibilitando a respiração das raízes das plantas. No PMP, ainda há um pouco de água no solo; mas a quantidade é tão baixa que não é acessível às plantas.

Exemplificação das diferentes quantidades de água no solo. Adaptado de Lajos (2011).
LAJOS, B. Soil Science. Debrecen: Universidade de Debrecen, 2011. 164p.

Próximo Artigo - Umidade do solo

Respondeu à sua pergunta?