Este artigo faz parte de uma série de artigos com conteúdo técnico que fizemos para te ajudar a entender como funciona nossos produtos. Este é referente ao produto de Manejo de Irrigação. Abaixo está a lista de todos os artigos publicados por nós que contemplam este assunto.

Tensão do solo

Outra maneira de medir a umidade do solo é através da tensão no solo. A medida que o solo fica mais seco mais força a raiz da planta precisa exercer para extrair água. Como a tensão é uma força negativa que faz a água ascender do solo para a raiz, quanto maior a tensão menor será a umidade do solo. Ou seja, a umidade e a tensão do solo são inversamente relacionadas. A tensão é medida usualmente em Kilopascal (kPa) que é uma unidade de pressão (pressão = força exercida sobre uma área).

Por esse motivo a tensão da umidade na CC (solo úmido) é baixa e no PMP (solo seco) é alta. Porém, existem discrepâncias em relação a tensão do solo na CC. Em geral a literatura indica que a umidade da CC é determinada próxima da tensão de 5 kPa para solos arenosos, próxima da tensão de 10 kPa para solos de textura média e próxima da tensão de 33 kPa para solos argilosos (FRIZZONE, 2017; SILVA et al., 1999). Já a umidade da PMP usualmente é determinada com a tensão de 1500 kPa.

Por fim, enquanto a umidade do solo varia de forma linear, a tensão do solo varia de forma exponencial. Em termos práticos isso quer dizer, por exemplo, que um solo com umidade de 32% pode ter uma tensão de 33 kPa e ao diminuir 1% de umidade a tensão pode aumentar mais que 1 kPa (podendo ir a 42 kPa, por exemplo). Verifique a linha azul com losangos no gráfico abaixo.

Exemplo de três tipos diferentes de solo e os espaçamentos exponencial da tensão do solo e linear da umidade do solo. Obs: 1 kPa ≈ 0.01 bar ≈ 10 mca.

SILVA, E. M. et al. Manejo de irrigação por tensiometria para culturas de grãos na região do Cerrado. Planaltina: Embrapa Cerrados, 1999. 60p.
FRIZZONE, J. A. Necessidade de água para irrigação. Piracicaba: ESALQ/USP, 2017. 56p.

Artigo Anterior - Umidade do solo
Próximo Artigo - Água disponível no solo

Encontrou sua resposta?