Água disponível no solo

Diferença entre Capacidade de Água Disponível (CAD) e Água Facilmente Disponível (AFD)

Rafael Ferreira avatar
Escrito por Rafael Ferreira
Atualizado há mais de uma semana

Este artigo faz parte de uma série de artigos com conteúdo técnico que fizemos para te ajudar a entender como funciona nossos produtos. Este é referente ao produto de Manejo de Irrigação. Abaixo está a lista de todos os artigos publicados por nós que contemplam este assunto.

Água disponível no solo

A Capacidade de Água Disponível (CAD) do solo é a quantidade total de água disponível que o solo consegue reter até uma profundidade. Essa profundidade corresponde ao sistema radicular efetivo (camada de solo onde se concentram a maioria das raízes absorventes). Por esse motivo, se as raízes crescem consequentemente a CAD aumenta também. Assim a CAD representa o intervalo de umidade disponível para as raízes das plantas.

No entanto, a dificuldade para a planta extrair água varia conforme a quantidade de água no solo. Quanto menor a porcentagem de água no solo maior a dificuldade para se extrair a água. A fração de água no solo que pode ser retirada facilmente pelas raízes é chamada de Água Facilmente Disponível (AFD). Quando a AFD se esgota, a planta necessita realizar um maior esforço para conseguir extrair água, gerando um estresse. Como a AFD é uma fração da CAD, ela irá aumentar conforme o aumento da CAD.

Dessa forma, quando se esgota a AFD atinge-se a Umidade Crítica, que é o limite que deve-se iniciar as irrigações sem deixar as plantas em estresse. Portanto, para se obter economia de água o ideal é sempre realizar a reposição de água no solo quando a AFD se esgotar.

Pontos de umidade do solo e sua relação com a disponibilidade de água para a planta. Adaptado de Farsad’s (2016).
FARSAD’S, A. Soil-Water Status: Saturation, Field Capacity and Wilting point. 2016.

Respondeu à sua pergunta?