Todas as coleções
Previsão do Tempo
Como funciona a previsão do tempo?
Como funciona a previsão do tempo?

Este artigo ilustra de maneira simples os princípios básicos de como funciona a previsão do tempo.

Rafael Ferreira avatar
Escrito por Rafael Ferreira
Atualizado há mais de uma semana

Este artigo ilustra de maneira simples os princípios básicos de como funciona a previsão do tempo. Para maiores detalhes de como funciona o produto de previsão de tempo da Agrosmart leia este artigo.

A previsão do tempo consiste em prever o estado atmosférico de um determinado local em um certo momento futuro. Para isso, primeiramente é necessário determinar o estado atual da atmosfera, processo que é feito utilizando uma grande quantidade de dados coletados por equipamentos em campo e através de tecnologias de sensoriamento remoto. Tendo então o estado atual, são utilizados modelos físico-matemáticos que fazem uso de conceitos de meteorologia para projetar as mudanças que acontecerão na atmosfera e assim determinar o que acontecerá em um momento no futuro, sendo que quanto mais próximo o momento que se está tentando prever, mais precisa será sua previsão.

Temos um exemplo para ajudar no entendimento.

Um carro no início de uma rua se movimenta para a direita, vamos tentar prever onde carro estará após dois pontos.

O carro inicia seu trajeto e sabemos que como se move para a direita ele chegará até o ponto 1, mas a partir de então ele poderá seguir pelos três caminhos possíveis.

Devemos usar todas as informações disponíveis para prever para qual direção o carro seguirá, mas conforme ele vai chegando próximo ao momento de fazer a curva para algum dos lados, informações mais precisas sobre a direção em que ele irá seguir podem ser observadas (a seta ligada, os pneus virando, etc.) e assim a previsão se torna mais assertiva.

Agora supondo que o motorista seguiu reto pela rua e está chegando no ponto 2.

Diferentemente do cruzamento do ponto 1, este possui dados diferentes para serem analisados, o carro possui somente dois caminhos para seguir e também temos uma sinalização que o carro deve seguir.

Desta vez temos uma boa chance de acertar onde o carro seguirá mesmo sem estar muito próximo ao momento do evento. Isto porque temos mais informações para poder prever como o carro irá se comportar.

Em cada localização do mundo, tem-se fenômenos e comportamentos diferentes da atmosfera, e essas variáveis podem fazer com que o tempo seja mais fácil ou mais difícil de ser previsto.

O produto de previsão do tempo da Agrosmart faz a previsão para os próximos sete dias, e todos os dias a previsão é atualizada. Assim a previsão para os dias mais próximos é sempre melhorada. 

Para conhecer o nosso produto de previsão, acesse a nossa loja online em  www.cultivointeligente.com.br/v4/store.

Respondeu à sua pergunta?