Equipamentos - Sistemas de Irrigação

Este artigo apresenta os passos para o cadastro do sistema de irrigação. Estes passos são importantes para o manejo de irrigação.

Rafael Ferreira avatar
Escrito por Rafael Ferreira
Atualizado há mais de uma semana

Primeiramente você precisa acessar a tela de equipamentos clicando no ícone na lateral esquerda da sua plataforma.

Depois, você deve acessar a aba “Sistema de Irrigação”.

Nota: para cadastro de outros tipos de equipamentos, veja este artigo aqui.

Sistemas de Irrigação

Nesta tela estarão listados todos os Sistemas de irrigação já cadastrados e poderá cadastrar novos clicando no botão “Adicionar Sistema de Irrigação” na parte superior da sua plataforma.

Para fazer o cadastro do novo sistema você precisará de informações que estão na seu projeto ou sua cartilha de irrigação, então esteja com ele em mãos para começar a preencher os dados.

Sugerimos que coloque como “Nome do Sistema” um nome que esteja relacionado a área de atuação, assim será mais fácil identificá-lo depois. E quanto a eficiência do sistema, ela será preenchida automaticamente com dados obtidos da literatura, de acordo com o tipo de sistema que for selecionado para a área. Caso seu sistema possua alguma particularidade em eficiência, você pode alterar para o valor correspondente.

Após selecionar o tipo de irrigação, os campos necessários para a finalização da configuração irão carregar. Teremos campos diferentes caso selecione “Pivô Central”, então se esse for o seu caso, basta descer até a seção de pivô mais abaixo.

Aspersão convencional, Gotejamento, Microaspersão

Método de limitação da máxima lâmina de irrigação diária : Qual o método que utilizará para definir um máximo de irrigação diária? tempo(hora) ou lâmina(mm)?

O próximo campo se adapta a escolha do método de limitação escolhido no campo acima, e deve ser inserido o valor corresponde a unidade escolhida.

Fabricante do sistema de irrigação: Quem é o Fabricante do seu sistema? 

Caso seu fabricante não esteja entre as opções selecione a opção “Outros”.

Número de operações de irrigação: Número de operações que faz em um dia em uma área.

Unidade da vazão dos emissores : Qual a Unidade de medida dos seus emissores? mm/h ou l/h?

Vazão dos emissores : Qual a vazão de 1 emissor?

Os três campos a seguir só são obrigatórios caso você utilize a vazão dos emissores em l/h.

Espaçamento entre plantas (m): Qual o espaço entre as suas plantas na rua?

Espaçamento entre ruas (m): Qual o espaço entre as ruas?

Número de emissores por planta: Quantos emissores são responsáveis por irrigar uma única planta?

Porcentagem de área irrigada (%): Coloque a porcentagem de área que você consegue irrigar. Caso não saiba ou não tenha certeza de algum valor, coloque o valor ‘100’.

Pronto. após preencher todos os passos a configuração está pronta. O próximo tópico fala dos campos relacionados a pivô central. Você pode pular para o último tópico (Verificação Final), para verificar se as configurações estão coerentes e salvar o seu sistema de irrigação.

Pivô Central

Método de limitação da máxima lâmina de irrigação diária: Qual o método que utilizará para definir um máximo de irrigação diária? tempo(hora) ou lâmina(mm) ou percentímetro mínimo(%)?

O próximo campo se adapta a escolha do método de limitação escolhido no campo acima, e o deve ser inserido o valor corresponde a unidade escolhida.

Fabricante do sistema de irrigação: Quem é o Fabricante do seu sistema? 

Caso seu fabricante não esteja entre as opções selecione a opção “Outros”.

Tempo de volta do pivô central a 100% (Horas):  O tempo que demora para seu pivô fazer uma volta completa com o percentímetro estando em 100%.

Lâmina de irrigação a 100% (mm) : A lâmina que será emitida pelo seu pivô com o Percentímetro em 100%

​Formato do pivô central (%) : Porcentagem da circunferência que o pivô irá irrigar. Ex: Um Círculo inteiro seria 100%, um quarto de círculo seria 25%.

Fatias do pivô central : Em quantas fatias iguais você irá dividir seu pivô? (caso não for ser dividido, preencha com o número 1)

Grau de adequação do pivô central (mm): Essa informação é obtida na ficha de calibração do pivô. Caso não possua esse valor não há necessidade de preencher.

Potência do motor do pivô de irrigação (cv): Qual a potência do motor utilizado para movimentar o pivô? É importante o preenchimento deste campo caso queira relatórios de consumo no futuro!

Verificação Final

Ao final do preenchimento, você pode adicionar comentários e inclusive salvar os documentos relacionados ao seu pivô.

Terminando de preencher, clique no botão “Calcular” e um resumo de alguns dados será mostrado para você.

Após confirmar os dados, basta clicar no botão “Salvar”. Se identificar alguma incoerência, você pode voltar ajustar os dados e recalcular.

Após isso seu sistema estará cadastrado e pronto para ser associado a uma área, através do gerenciamento da área.

Nota: É importante, cadastrar cada um dos seus sistemas de irrigação. Se por exemplo você tiver 5 pivôs com o mesmo sistema de irrigação, é importante cadastrar 5 sistemas de irrigação. Isto vai facilitar o controle de consumo de água e energia e geração de relatórios posteriormente.

Respondeu à sua pergunta?