Todas as coleções
Manejo de Irrigação
Configuração e Start do AQUA - Manejo de Irrigação
Configuração e Start do AQUA - Manejo de Irrigação

Este artigo explica como fazer a configuração do seu manejo de irrigação e iniciá-lo.

Rafael Ferreira avatar
Escrito por Rafael Ferreira
Atualizado há mais de uma semana

Para o cadastro de um manejo de irrigação no produto Agrosmart AQUA é necessário que você tenha concluído as etapas 1 a 7 do artigo Cadastro Manejo de irrigação. Sem estes passos não será possível iniciar o manejo de irrigação.

OBS: Todo o processo de configuração é em relação a uma única área de manejo. E somente os parâmetros cadastrados para aquela área irão aparecer como opção. Portanto é importante já fazer os relacionamentos com a área com antecedência.

Para começar a configuração, acesse a página do produto AQUA. Clique primeiramente no botão de acesso a produtos no canto superior direito e então no produto AQUA.

Se você estiver navegando na página do mapa, após selecionar o produto, você deverá escolher a opção mais detalhes.

Acessando a página inicial do AQUA, você poderá ver as áreas já configuradas e configurar novas áreas de manejo, caso possua mais áreas disponíveis para configuração. Para iniciar a configuração de uma nova área, clique no botão “Adicionar Manejo”.

O campo área é o primeiro que você deverá selecionar. Nesse campo aparecerão todas as áreas que você possuir na plataforma. Selecione a área que você deseja associar um manejo de irrigação. Todas as opções seguintes são relacionada a área que você escolher. Então é importante ter todas as informações da área já preenchidas previamente. Caso não tenha feito essas associações, você deve voltar e revisar as etapas 1 a 7 do Cadastro Manejo de irrigação.

Algoritmos de Irrigação Disponíveis:

Selecione o algoritmo de irrigação a ser utilizado. Por padrão você terá disponível apenas a versão avançado. O modelo avançado pode levar em conta informações de sensores de umidade de solo, da estação meteorológica, análise de solo, parâmetros da cultura e a previsão do tempo para gerar a lâmina recomendada.

Perda de água acumulada ideal para irrigar: O limite que deseja que a recomendação seja feita. Quando a água consumida atingir o valor limite a recomendação será gerada. Existem 3 limites pré-definidos (todos são uma proporção da Água Facilmente Disponível-AFD). Os limites são:

  • 25% da AFD - As recomendações da Agrosmart serão feitas com maior frequência e menores lâminas.

  • 50% da AFD - As recomendações da Agrosmart serão feitas com frequência moderada e uma lâmina média.

  • 75% da AFD - As recomendações da Agrosmart serão feitas com menor frequência e maiores lâminas.

Se preferir que a recomendação seja feita sempre em um limite fixo definido por você, selecione a opção “limite fixo” e coloque o valor numérico do limite no espaço a direita.

Caso não tenha total conhecimento sobre AFD ou queira entender mais sobre como funciona um modelo de irrigação, clique aqui.

Turno de Rega: Se você não possui restrições sobre dias para irrigar nessa área, mantenha essa opção em Variável. Agora se na sua propriedade é necessário fazer um rodízio entre as áreas, selecione a opção Fixo e coloque o número de dias que aquela área deverá ficar sem irrigação.

Porcentagem de Disponibilidade Hídrica: é a porcentagem do limiar da disponibilidade hídrica em que a demanda será gerada somente pelo sensor de solo. Recomendamos que comece com esse valor em 80% e vá ajustando ao longo do tempo para melhor representar a situação da sua área.

Os próximos campos são relacionados diretamente as informações associadas a área no momento do cadastro. Basta selecionar então as informações que devem ser consideradas no modelo do AQUA.

Os campos de “Ponto de Previsão” e “Pluviômetros” são opcionais.

Nota Importante: Colocando um pluviômetro ele utilizará as informações de entrada de água desse pluviômetro ao invés de utilizar o da estação. Então caso possua um Pluviômetro Digital , ou um Módulo de solo que contenha um pluviômetro mais próximo da sua área, é recomendável que o utilize ao invés da estação.

Associando um ponto de previsão do tempo do produto Agrosmart ATMOS, você terá também a previsão de recomendação de irrigação para os próximos 7 dias.

Agora quanto aos campos de “Estação Meteorológica” e “Módulo de Solo” você precisa obrigatoriamente ter um dos dois selecionado para terminar a configuração. Mas caso possua os dois, você poderá selecionar ambos e prosseguir.

Escolha a amostra de solo mais recente para a sua área e clique no botão “Adicionar Manejo”.

Você será direcionado novamente para a página inicial do AQUA, confirme que no campo de “Visualizações” no alto da tela está selecionado o tipo “Tabela”, se não tiver, altere para esse tipo de visualização.

Repare que agora temos uma nova linha com um manejo parecida com a do exemplo abaixo.

Basta então clicar no botão de “Iniciar o Manejo”, nas opções do lado direito. E seu produto AQUA estará configurado e gerando as recomendações de irrigação.

Agora para conseguir entender e utilizar seu produto da melhor forma, clique aqui!

Respondeu à sua pergunta?