Este artigo faz parte de uma série de artigos com conteúdo técnico que fizemos para te ajudar a entender como funciona nossos produtos. Este é referente ao produto de Manejo de Irrigação. Abaixo está a lista de todos os artigos publicados por nós que contemplam este assunto.

Recomendamos a leitura do artigo Dados de análise de solo antes de prosseguir com a leitura deste artigo.

Umidade do solo

As umidades do solo correspondentes à CC (Capacidade de Campo) e PMP (Ponto de Murcha Permanente) são altamente dependentes da estrutura do solo. Por isso a CC e a PMP são diretamente afetados por variáveis como a matéria orgânica, a rocha de origem, a granulometria (quantidade de areia, silte e argila), a compactação do solo, etc. Portanto é comum em um perfil de solo cada profundidade ter uma diferente umidade de CC e PMP.

Como solos possuem diferentes valores de CC e PMP, um mesmo valor de umidade pode ser alto para um solo e baixo para outro. Portanto, ao comparar dois solos diferentes, não necessariamente o que está com a maior umidade é o solo com mais água disponível para a planta, ou o solo que menos necessita de irrigação. É importante relacionar isso aos valores de CC e PMP.

Pode-se medir a umidade do solo por diversas técnicas. Uma delas é através de sensores que medem o conteúdo de umidade por volume de solo, também chamado de Conteúdo de Água Volumétrica (Volumetric Water Content  - VWC). Esse conteúdo é a  razão de volume de água por volume de solo e água (cm³/cm³ ou m³/m³), ou seja, VWC é igual a porcentagem (%).

Por exemplo, os componentes de um volume conhecido de solo estão apresentados na Figura acima. Como o VWC é o volume de água dividido pelo volume total, neste caso temos um VWC de 40%.

Em situações normais em campo nunca veremos umidade de solo igual a zero ou a 100%.  solo é composto além de água, também por ar, partículas de rochas, sedimentos, etc. Portanto, um solo saturado nunca irá medir 100% VWC de umidade, pois se não, seria água pura. 

Exemplo de dados de umidade do solo em duas profundidades e seus respectivos valores de CC e PMP.

Artigo Anterior - Dados de análise do solo

Próximo Artigo - Tensão do solo

Encontrou sua resposta?